Inovação é marca registrada da atuação quase centenária da Acil

Eventos como as tradicionais Reuniões Almoço apresentam conceitos de gestão e inovação aos associados e comunidade

Fundada em 1891, Lajeado tinha apenas 30 anos quando, em 28 de outubro de 1921, o empresário Carlos Fett Filho criou a Associação Comercial e Industrial do município (Acil). Ou seja, a entidade marca presença ativa em 98 dos 129 anos que o município comemora neste mês.

A Acil caracteriza-se, assim, como uma das mais atuantes forças vivas de Lajeado, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do município e toda a região.

Propósito e proposta de valor

Atuar como protagonista do desenvolvimento socioeconômico local e regional está no DNA, na base da constituição e da missão da Acil desde a sua fundação.

Essa clareza de atuação evidencia-se no “propósito” e na “proposta de valor” da entidade, definidos em trabalho liderado na atual gestão pela empresária Aline Eggers Bagatini, a primeira mulher a assumir a presidência da Acil.

A “proposta de valor” enquadra a Acil como “ambiente de soluções pela representatividade, pelo conhecimento e pelas conexões”. Através da materialização da proposta de valor concretiza-se o seu “propósito – promover e potencializar o desenvolvimento regional com qualidade de vida”.

Inovação e tecnologia

Visando incentivar ações e o debate de temas relevantes na área, a presidente Aline torna emblemática sua gestão pela criação da Vice-presidência de Inovação e Tecnologia, ocupada pelo empresário Jorge Luiz Faccioni. Atuando de forma sinérgica em reuniões com a Prefeitura e Univates, Faccioni buscou unificar ações envolvendo a área. Firmou-se, assim, a presença ativa da Acil no planejamento do ecossistema de inovação de Lajeado, o Pro_Move.

Associativismo e inovação

O associativismo prevê que as empresas se conectem e colaborem para promover e potencializar seus segmentos. Sua missão é melhorar as estratégias competitivas no mercado de todos os associados.

Há 98 anos, a Acil atua como mola propulsora do desenvolvimento das empresas, aumentando a competitividade dos negócios e, por consequência, criando oportunidades de inovação e desenvolvimento individual e coletivo.

Leia também: