Mais que tendência, estratégia

O ano começa com uma “chuva” de posts sobre tendências em marketing digital. Os especialistas apontam que 2020 promete forte crescimento dos podcasts, maior capilaridade dos vídeos, a consolidação do Instagram para negócios e crescimento exponencial do TikTok e do marketing conversacional, em plataformas como WhatsApp, Messenger e Telegram.

Mas e os demais canais digitais, devem ser deixados de lado por não estarem no radar das tendências do ano? Segundo o especialista em marketing digital e diretor geral da Lab8284, agência de marketing digital, Maico Eckert, tão importante quanto ficar atento às tendências é compreender onde o público da sua marca está. “Muitos gestores ficam perdidos quando se deparam com essas informações de tendências e não sabem por onde começar ou então qual próximo passo dar às estratégias digitais.”

A importância do público

Para ajudar a descomplicar, Maico Eckert explica que um dos passos mais importantes é identificar o público da sua marca e os canais digitais em que ele se encontra. Ver perfil, idade, comportamento, interesses e outras marcas que ele consome ajuda a definir esse posicionamento. “O gestor precisa compreender que nem todos vivem na mesma bolha. Achar que todos estão em determinada rede só porque ele vive nela pode ser um erro de tomada de decisão quanto a definição dos canais digitais a serem utilizados na comunicação do negócio. Olhar somente para tendências e esquecer o resto, também”, ressalta.

Foco em gerar negócios

Encontrar as pessoas certas, nos canais certos gera mais assertividade no uso da verba destinada à comunicação. Por isso, mais do que estar disponível nos canais digitais, uma empresa que entrega conteúdo e constrói diálogo tem alta capacidade de gerar negócios. “O público quer uma solução e a marca que entregar isso nos canais corretos, com estratégia de distribuição de mídia e consistência terá grandes chances de gerar negócios”, afirma o diretor da agência.

Considere isso na sua expectativa

Embora seja um ecossistema instantâneo, o processo de convencimento no digital passa por um funil com etapas pré-definidas até gerar a conversão. Há necessidade de chamar atenção do público, gerar interesse, despertar o desejo para aí gerar negócio. Esse processo pode levar um tempo, pois depende do produto, da concorrência e até mesmo do quanto o público já tem conhecimento sobre o que está sendo ofertado.

Tenha consistência. Começar um trabalho hoje e parar amanhã prejudica o desempenho da marca no digital e impede a criação de identificação e oportunidades de diálogos. Maico Eckert é enfático: “Esse é o jogo de quem joga. Na rede, em vez de esperar o momento perfeito para começar, inicie com o que você pode fazer agora e não pare mais.” Esse conselho é válido tanto para empresas que estão começando quanto para empresas tradicionais. O digital veio para quebrar o entendimento de que o tempo de marca/empresa seja uma sustentabilidade para geração de negócio. Com uma reputação adequada e entrega de solução ao público, qualquer marca gera negócio.

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