Educação se transforma com tecnologia. Mas falta de vagas ainda persiste

Educação se transforma com tecnologia. Mas falta de vagas ainda persiste

Lajeado amplia a estrutura educacional para atender a demanda que chega próximo a 10 mil alunos. para qualificar a educação, aposta em programas como o Pacto pela Paz, que leva ensino socioemocional à sala de aula, além da qualificação constante de profissionais.

A rede municipal de ensino de Lajeado já tem 9,3 mil alunos. Como garantir o atendimento para uma quantidade cada vez maior de estudantes e fazer com que o município melhore indicadores de educação é o grande desafio. Uma das apostas do município na melhoria da qualidade do ensino passa pelo Pacto Lajeado Pela Paz. Lançado em junho de 2019, o programa leva inovação e ensino socioeducacional para a sala de aula. Uma das ações mais emblemáticas será o uso dos chromebooks para todas as crianças da rede municipal do 1° ao 9 ano, por meio do programa Google for Education. Mais de mil equipamentos que contam com o sistema operacional gratuito da Google foram adquiridos.

A plataforma facilita a comunicação entre professores, pais e estudantes, além de possibilitar uma forma de educação colaborativa. Chamado de “Seja”, o programa socioeducacional reúne mais de 800 profissionais e visa prevenir a violência. Ao total, 20 aulas serão realizadas ao ano com foco no desenvolvimento da habilidade emocional das crianças e jovens para reduzir comportamentos de risco. O “Seja” contempla ainda a entrega de apostilas aos alunos com manual ilustrado das atividades e desafios para fazer em casa.

Aos educadores, serão entregues manuais com guia descritivo Lajeado amplia a estrutura educacional para atender a demanda que chega próximo a 10 mil alunos. para qualificar a educação, aposta em programas como o Pacto pela Paz, que leva ensino socioemocional à sala de aula, além da qualificação constante de profissionais. das aulas com o passo a passo da aplicação. Devido à pandemia, o cronograma do Pacto pela Paz foi postergado. “Estamos ansiosos para retomar essas ações”, resume a secretária municipal de Educação, Vera Plein. Outra novidade que promete melhorar a educação em Lajeado foi a criação da Equipe de Avaliação e Atendimento a Transtornos de Aprendizagem (ATA/SED), já premiada no Prêmio Gestor Público.

O desafio do IDEB

Embora seja notável a evolução, Lajeado deixa a desejar quando analisados os dados do principal indicador da qualidade do ensino do Brasil. No Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) de 2019, o município alcançou a meta de 6.2 pontos no Ensino Fundamental (5ª ano e 4º série). Entretanto, ficou abaixo nos anos finais (8ª série e 9º ano), alcançando a nota 5.2, enquanto que a meta era 6.2. “Avançar nos anos finais é um desafio nacional”, afirma Vera. Em 2019, a meta brasileira era chegar ao 5.2, entretanto alcançou nota 4.9. Como estratégia, o município promove formações para a Educação Infantil e áreas de conhecimento no Ensino Fundamental.

Conforme a secretária, foram realizadas especializações nas áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, além de atividade específica ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A pandemia acabou impedindo a continuidade das formações em 2020, ano em que deveriam ser realizadas ações na área de Linguagens, Língua Portuguesa e Matemática. Essas especializações foram substituídas por cursos de formação pedagógica focada no uso das ferramentas do Google for Education.

Mais vagas nas creches

Lajeado tem 3,3 mil alunos matriculados na Educação Infantil. O número é insuficiente. Em dezembro de 2020, cerca de 500 crianças ainda aguardavam na lista para serem encaminhadas para creches municipais. Entretanto, Lajeado vem avançando no que foi uma das promessas do governo de Marcelo Caumo na primeira gestão que iniciou em 2017: zerar a fila na Educação Infantil. Em outubro daquele ano, 615 crianças estavam no aguardo por vagas. Uma série de obras possibilitou a diminuição na demanda por creches. Vera cita a conclusão da Emei Doce Infância, no bairro Conventos, resgate da obra na escola infantil do bairro Bom Pastor e construção com recursos próprios do educandário no Santo Antônio – escola que tem sistema inédito de gestão compartilhada entre governo municipal e Universidade do Vale do Taquari (Univates).

O governo ainda iniciou a construção de um novo prédio para a Emei Pequeno Lar, no bairro Olarias, obra que possibilitará auEducação Infantil 3.389 alunos Ensino Fundamental 5.936 alunos mento de vagas. “Nosso objetivo é seguir investindo em melhorias nas escolas da rede municipal para proporcionar cada vez mais, qualidade e equidade na Educação do nosso município”, pontua Vera. No Ensino Fundamental, o governo ampliou as escolas Guido Arnoldo Lermen, Oscar Koefender, Universitário e Vitus André Mörschbächer. Essas ampliações possibilitam oferta de novas vagas no ano letivo de 2021. Quase seis mil alunos já estão matriculados no Ensino Fundamental de Lajeado.

Educação se transforma com tecnologia. Mas falta de vagas ainda persiste

Leia também: