“Gastropubs” conquistam o público, geram negócios e se consolidam nos bairros

Pubs, cafés, restaurantes temáticos, cervejarias e espaços ao ar livre para drinks e culinária exótica trazem novas cores aos pontos com predominância residencial. Esses novos centros de gastronomia, lazer, networking e entretenimento com alto valor agregado atraem empreendedores e se concentram nos bairros Americano, Centro, Hidráulica e Universitário.

Comida japonesa, mexicana, tipicamente norte-americana ou mesmo algo mais exótico, como alguns pratos árabes. A diversidade gastronômica de Lajeado vem aumentando ano após ano, e este apreço pela culinária de alto valor agregado chama a atenção de novos empresários do ramo. As expectativas são boas para novos empreendimentos, principalmente no setor de restaurantes temáticos.

Novidade em Lajeado, esse conceito vem sendo difundido amplamente mundo afora. Iniciou na Europa – mais precisamente em Londres –, na década de 90, e desde então se propõe a ser um hub para encontros casuais entre amigos, reuniões de negócios e happy hours. Segundo empresários do ramo, os lajeadenses estão mais seletivos quando o assunto é alimentação e bebidas, e estes novos espaços surgem para vender “experiências sensoriais completas”.Recentemente, a grande aposta dos empresários na cidade vem sendo o chamado Gastropub, ou “Gastrobar”, em português – alguns empresários chamam simplesmente de “Bares Gourmet”. A proposta é agregar elementos sofisticados, acessíveis e contemporâneos, criando uma atmosfera inovadora para reunir em um mesmo espaço drinques de qualidade, comida sofisticada e ambientação moderna e descontraída. Os preços são mais altos. Mas acessíveis.

Tais espaços são fundamentais para gerar qualidade de vida e atrair talentos e empreendedores à cidade. Comprovadamente, espaços bem conceituados para momentos de confraternização pós-expediente movimentam a economia local e são peças chaves para a atração de novos investidores. Mundo afora, o happy hour vem se tornando uma importante ferramenta de networking, além de trazer muitos benefícios para o ambiente de trabalho.

Pratos gourmets com preços acessíveis dão sabor especial às reuniões de negócios

Público “jovem de espírito”

Um dos pioneiros deste conceito na cidade é Rodrigo Kober. O empresário possui um Gastrobar no bairro Americano. Lá, além de servir o próprio chopp artesanal, o empreendimento disponibiliza uma gama de pratos bem elaborados, porém simples, para que também possam ser apreciados em um balcão, principalmente de forma compartilhada com amigos ou mesmo desconhecidos.

Ao bel prazer do cliente, e além de petiscos tentadores, um cardápio com glamour: tira de costela suína assada, pincelada com molho barbecue, acompanhada de anéis de cebola e batata frita, farofa de banana; camarões ao molho de vinho com tomates cereja, legumes, arroz com brócolis; ou o famoso Fish and Chips, prato tradicional Britânico, que consiste em um peixe empanado na farinha panko, acompanhado de fritas e molho de limão.

Tudo servido em um ambiente climatizado, com cervejas artesanais. O público, explica Kober, é “jovem de espírito”. “Quando iniciamos, ainda era uma novidade na cidade. Então o público era bem diverso. Com o passar do tempo, encontramos um nicho de mercado. É um público de 30 a 50 anos. Pessoas já estabelecidas profissionalmente e economicamente. Vão lá para fechar negócios, com amigos. Vão com a família em busca de um ambiente diferenciado.”

Fast-food

Historicamente a cidade de Lajeado é conhecida pela comercialização de lanches rápidos. Cachorro-quente, Xis-Salada e afins sempre foram um carro-forte da culinária local, com pontos bastante tradicionais e já consolidados em seus respectivos bairros da cidade, tais como algumas pizzarias, pastelarias, churrascarias, restaurantes a la carte e buffets.

Recentemente, porém, a gastronomia local recebeu a concorrência forte de grandes redes mundiais de fast-food. A primeira a chegar foi a SubWay, especializada em sanduíches e hoje com quatro lojas na cidade. Depois foi a vez da rede Burger King, instalada no Shopping Lajeado. E por último a mais famosa dessas: o inconfundível McDonald´s.

Leia também: