Apresentado por Stars Aceleradora | Produzido por Estúdio A Hora​

Vale sedia maior aceleradora do interior do país

Modelo cooperativista inspira investidores de Lajeado e do Vale do Taquari a acelerarem startups

Nos 130 anos de Lajeado, a inovação se materializa por meio de um novo modelo de investimentos, já consagrado nos grandes centros de desenvolvimento tecnológico. A maior aceleradora de startups do interior do país, a Stars Aceleradora – sediada em Lajeado, no mesmo prédio da Arena/BIMachine – atua no Vale do Taquari. Sua concepção foi inspirada no modelo cooperativista regional, mas com foco para a disrupção de negócios inovadores, para incentivar o ambiente de empreendedorismo. Até agora, a aceleradora recebeu adesão de 72 empresários/investidores do Vale do Taquari, que aportam recursos para financiar até 20 startups, das quais 8 já foram selecionadas.

Os aportes por startup somam cerca de até R$ 300 mil, em troca da participação de determinado percentual no negócio. Além de aporte financeiro, as selecionadas recebem mentoria, apoio no desenvolvimento do negócio e têm acesso a uma rede de empresas para testar e validar os produtos desenvolvidos.

Além do Vale do Taquari, a Stars também atua na região de Santa Maria. Nas duas regiões, a aceleradora O networking é um dos valores agregados da Aceleradora ITO LANIUS Modelo cooperativista inspira investidores de Lajeado e do Vale do Taquari a acelerarem startups já arrecadou R$ 12 milhões. Embora seja formada por duas unidades com grupos de investidores diferentes e vida jurídica individual, a Stars conecta e compartilha a expertise do conhecimento sobre o mercado.

Um grupo de 12 investidores formam o conselho responsável em cada unidade para acompanhar a gestão dos valores, garantir a coerência na aplicação do dinheiro e assegurar a transparência do processo.

Modelo de sucesso

A Stars Aceleradora nasceu em Santa Maria, cidade da qual realizou as primeiras rodadas de captação de recursos e aporte em startups. O primeiro processo de aceleração realizado pela empresa teve participação de 170 negócios de todo o Brasil.

No processo mais recente, foram 253 negócios inscritos. Em Lajeado, o modelo foi replicado, impulsionado pelo modelo cooperativista do Vale do Taquari. Hoje, a aceleradora reúne empresários, professores, médicos e autônomos, sem distinção. A democratização do acesso para investidores dos mais variados segmentos e setores é o que legitima o espírito associativista, uma vez que todos aportam o mesmo valor no negócio.

Para o CEO da Stars, Aislan Menk, executivo responsável pela operação, a aceleradora abre caminhos para a inovação no Vale do Taquari, isso porque reúne um grupo eclético de investidores. “A credibilidade e seriedade do negócio são fundamentais, e para isso, as pessoas que nele participam e aportam recursos é um testemunho concreto”, reconhece. Além do investimento financeiro, os participantes também se reúnem em confrarias periódicas para trocar experiências, estimular o mindset de inovação local e conectar ideias e negócios entre os próprios participantes e convidados.

Leia também: