Ecossistema

O ecossistema

Pro_Move Lajeado evolui, vira política pública e aponta ao futuro

Um virtuoso ecossistema ganha forma e proporção na maior cidade da região. Estimulado pelo Pro_Move Lajeado, o movimento sai do anonimato para virar tema de debate permanente dentro das organizações e entidades. Nem haveria de ser diferente. Os novos conceitos de desenvolvimento dos negócios e das cidades estabelecem a inovação e a tecnologia como balizadores para tomada de decisão e projeção de futuro.

Mas então, como fazer para acelerar e democratizar este novo conceito de cidade e de negócios no Vale do Taquari? O ponto de partida se dá em Lajeado. Depois de 129 anos, a cidade polo da região assume o protagonismo que lhe compete. Uma saudável articulação entre Poder Público, iniciativa privada, universidade e sociedade civil desenha novos rumos para as próximas décadas e tem potencial para nos colocar em destaque estadual e nacional.

O início da articulação tem sido promissor. A consolidação do Pro_Move como política pública lhe tira a vulnerabilidade ideológica e eleitoreira, transformando-o num projeto de cidade e não de governo. Pelo seu formato, o programa sobreviverá às naturais trocas de comandos no poder.
Cada vez mais os temas inovação e tecnologia ganham espaço dentro das organizações. Atualizar o mindset e perceber o tamanho da transformação em curso é imperioso para Lajeado atingir o conceito de cidade inteligente. Avançamos muito no último ano, ainda assim, um par de desafios se ergue a nossa frente para elevarmos o patamar de desenvolvimento.

A cidade vive um grande momento. Goza de uma sinergia entre os diferentes atores que compõem o ecossistema de inovação e se mostra decidida a ocupar o espaço que lhe foi concedido. Temos tudo para isso: um poder público comprometido com a causa, academia e um parque tecnológico para potencializar pessoas e produtos, com entidades engajadas e uma iniciativa privada atuante, onde startups recentes já ocupam mercado nacional. E, por fim, uma sociedade ávida por melhores serviços básicos, mais qualidade de vida e com disposição para empreender.

O Pro_Move é a grande ferramenta para melhorar a vida do cidadão, dos negócios e das instituições. Afinal, todas as cidades têm aspirações de ser um lugar agradável e próspero, onde as pessoas querem viver, trabalhar, estudar, se divertir e visitar. No momento em que completa 129 anos, Lajeado pode comemorar o encontro de um novo propósito.